Equipamentos médicos e laboratoriais – Os benefícios da manutenção preventiva

A tecnologia está em todos os aspectos da vida moderna e nossos sistemas de assistência à saúde não são exceção. Computadores portáteis capazes de acessar históricos de pacientes e dispositivos biomédicos de suporte de vida estão na linha de frente da indústria da saúde. Em uma indústria onde minutos ou mesmo segundos podem significar a diferença entre a vida e a morte, é vital que a tecnologia na ponta dos dedos de um profissional médico esteja sempre devidamente mantida e operando no máximo desempenho. Com os complexos dispositivos biomédicos de hoje, a terceirização da manutenção preventiva destes equipamentos para uma empresa profissional de manutenção de dispositivos biomédicos pode proporcionar à unidade de saúde múltiplos benefícios.

ATENÇÃO E SEGURANÇA TOTAL AO PACIENTE

O atendimento ao paciente é a prioridade em qualquer unidade de saúde. Trabalhar com dispositivos biomédicos que não foram regularmente inspecionados e mantidos podem diminuir o nível da qualidade da assistência ao paciente. O equipamento mal conservado pode funcionar mal e não fornecer a assistência médica adequada. Por exemplo, um respirador pode não estar fornecendo o nível de oxigênio adequado para qual foi programado. Equipamentos com manutenções vencidas também podem fornecer informações imprecisas, resultando em um diagnóstico e tratamento incorretos.

Saber que os equipamentos que estão sendo utilizados foram devidamente inspecionados e calibrados, incute confiança nos profissionais de saúde que os opera e ao médico responsável pelo diagnóstico. Essa confiança ultrapassa o nível operacional, sendo sentida até mesmo pelos pacientes através da interação profissional da saúde/paciente, fazendo-os sentir-se mais confiantes sobre os cuidados que estão recebendo. Além de elevar o atendimento ao paciente, os dispositivos biomédicos devidamente inspecionados também aumentam a segurança da equipe e do paciente. Quando os equipamentos são regularmente inspecionados e calibrados, problemas potenciais podem ser identificados antes que se tornem um problema, impedindo que os dispositivos falhem parcial ou completamente.

DIMINUIÇÃO DE CUSTOS

Embora o atendimento e a segurança do paciente seja sua prioridade, os administradores de hospitais e estabelecimentos de saúde também devem se preocupar com o orçamento e os custos operacionais da unidade. Investir na manutenção regular de dispositivos biomédicos pode prolongar significativamente sua vida útil. A substituição de peças gastas ou uma bateria fraca pode impedir que outros componentes fiquem sobrecarregados ou falhem, tornando o dispositivo inoperante e exigindo substituição. Além disso, equipamentos devidamente mantidos podem evitar acidentes graves e litígios caros.

CONFORMIDADE REGULATÓRIA

A manutenção de equipamentos médicos deve atender às normas governamentais e agências certificadoras que asseguram e certificam a segurança e qualidade dos procedimentos. As instalações devem cumprir inúmeras quesitos, incluindo a manutenção dos equipamentos junto a uma gestão completa, contendo cronograma, o acompanhamento individual de manutenção conforme especificação do fabricante, identificação de todos os equipamentos médicos críticos ou de alto risco em inventário, um bom software de acompanhamento, entre outras medidas de rastreabilidade.

Acompanhar essas regulamentações pode ser exaustivo e podem consumir recursos preciosos, como tempo e mão-de-obra que poderiam ser usados para cuidar de pacientes. Utilizar o serviço de uma empresa de manutenção e reparo biomédico que fornece as inspeções e manutenções adequadas, podem garantir que os equipamentos não só estejam funcionando corretamente, mas que também atenda à conformidade regulatória.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA PROFISSIONAL

A Gycon Tecnologia é especializada em inspeções preventivas de manutenção e segurança elétrica, bem como no reparo de dispositivos biomédicos e outros equipamentos médicos e laboratoriais. Temos orgulho de ser um provedor de serviços e informações para a indústria de engenharia clínica. Estamos dedicados a fornecer serviços de dispositivos muito necessários para equipamentos médico-hospitalares que estão sendo usados em hospitais, clínicas e laboratórios em todo território Nacional.

Nossos técnicos e engenheiros altamente qualificados manterão e repararão seus dispositivos biomédicos para ajudar a garantir que eles estejam operando corretamente e cumprir a conformidade normativa. Se sua unidade precisa de inspeções de equipamentos, manutenção preventiva ou reparo entre em contato conosco.

Publicado por marcosmarinhogt

Marcos I. Marinho de Sousa, fundador e CEO da Gycon Tecnologia, Tecnólogo, Engenheiro de Computação e Pós-graduado na área de Automação e Controle, atua diretamente no desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: