O QUE É ENGENHARIA CLÍNICA?

Um engenheiro clínico é um profissional que apoia e avança no atendimento ao paciente, aplicando engenharia e habilidades gerenciais à tecnologia em saúde. Em algumas situações, engenheiros clínicos e biomédicos são confundidos como profissionais que atuam na mesma função. Muitos hospitais usam os termos de forma intercambiável. A diferença entre as duas funções é que os engenheiros biomédicos são mais abrangentes e trabalham na maioria dos casos em projetos de dispositivos médicos (não o impedindo trabalhar nas dependências de um hospital), enquanto os engenheiros clínicos trabalham especificamente no dia-a-dia de um hospital, interagindo com a tecnologia, pacientes e solucionando problemas.

A engenharia clínica também exige que o engenheiro esteja preparado para trabalhar com equipamentos médicos e médicos, enfermeiros, técnicos, pacientes e familiares de pacientes. Um engenheiro clínico deve ser um especialista em sua área e deve estar estudando para se manter sempre atualizado sobre as novas tecnologias na área da saúde.

Como é o dia a dia de um engenheiro clínico?

Dentro do campo da Gestão de Tecnologia da Saúde, a engenharia clínica é uma especialidade que se enquadra na engenharia biomédica, mas trabalha principalmente para desenvolver, aplicar e implementar tecnologia no parque tecnológico médico para melhorar os custos-benefício do laboratório, clínicas ou hospitais. Os engenheiros clínicos muitas vezes treinam e supervisionam técnicos de equipamentos biomédicos, e coordenam junto com reguladores governamentais para auditorias, e oferecem consultoria à equipes hospitalares sobre tecnologia médica. Por meio de suas pesquisas e experiências práticas, os engenheiros clínicos fornecem conhecimentos importantes sobre melhorias de projetos e ajudam a direcionar os recursos em aquisições hospitalares, clínicas e laboratoriais de novas tecnologias.

Os engenheiros clínicos também participam do emocionante trabalho de desenvolvimento de todos os tipos de implantes tecnológicos, como articulações artificiais, válvulas cardíacas e implantes auditivos, mesmo sendo um trabalho mais demandado para engenheiros biomédicos, não é incomum encontrar engenheiros clínicos participando do desenvolvimento dessas tecnologias. Parte de seu trabalho é reduzir a chance do corpo do paciente rejeitar o impacto e, ao mesmo tempo, descobrir novos materiais que funcionam em melhor harmonia com o organismo humano. oração com médicos para projetar equipamentos que possam auxiliar médicos em procedimentos médicos.

Quando os engenheiros clínicos não estão pesquisando, estudando, desenvolvendo e projetando novos equipamentos médicos para atender às necessidades de médicos e pacientes, eles muitas vezes estão gerenciando o cuidado de equipamentos médicos, como scanners, máquinas de imagem e sistemas de monitoramento através de verificações de garantia de qualidade e check-ups de rotina.

Embora os engenheiros clínicos possam não ser conhecidos por projetos revolucionários e desenvolvimentos tecnológicos na área da saúde, eles são frequentemente os únicos a reconhecer e implementar ferramentas e práticas que melhoram a eficiência e o cuidado com o parque tecnológico. De certa forma, os engenheiros clínicos são o elo entre os criadores do produto e os usuários do produto.

A engenharia clínica tem um papel crucial no setor de saúde, pois proporciona o desenvolvimento contínuo das melhores ferramentas de cuidados para a saúde, equipamentos médicos e terapias. Se você ama cuidar das pessoas e trabalhar com tecnologia de ponta, engenharia clínica é para você.

Publicado por marcosmarinhogt

Marcos I. Marinho de Sousa, fundador e CEO da Gycon Tecnologia, Tecnólogo, Engenheiro de Computação e Pós-graduado na área de Automação e Controle, atua diretamente no desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: